Afinal, O Que São Perfumes?

Perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos e principalmente, ao corpo humano.

A força de um perfume depende basicamente da concentração de matérias-primas utilizadas em sua concepção. Pela origem a palavra perfume aplica-se somente ao tipo de composição que contém a mais alta proporção de extrato aromático com o menor teor de álcool possível.

As outras combinações quase sempre levam um pouco de água na fórmula. Essa concentração portanto é fator determinante na nomenclatura. A fixação se deve às notas de base – ou de fundo. Elas são ingredientes mais densos e persistentes, capazes de atuar na composição de modo a proporcionar uma difusão mais lenta.

Tipos de Perfumes

Perfume:

Contém de 15 a 40% de essência, geralmente dura por até 24 horas. No Brasil não há nenhuma empresa que produza misturas com tamanho percentual de essência.

Deo-Perfume:

Contém de 10 a 15% de essência. Esse tipo é produzido no Brasil. Sua duração pode chegar a 12 horas; (Eau de Parfum)

Colônia:

Contém 5 a 10% de essência. Também é produzido no Brasil. Sua duração pode chegar a 8 horas;( Eau de Toilette)

Deo-Colônia/Água de Colônia:

Contém de 3 a 5% de essência. Existem produções no Brasil, são conhecidas como “águas de colônia” e sua duração não ultrapassa 6 horas.

Splash/Body Splash

Contém de 1 a 3% de essência, geralmente são suaves e de uso diário. Sua duração é de 4 horas. A absorção e fixação da fragrância dependem de cada tipo de pele e também como ela reage à mistura. Peles oleosas, se comparadas às peles secas, podem apresentar diferentes resultados, mesmo se tratando de uma mesma mistura.

Como é feita a classificação dos perfumes

O perfumista usa a fantasia e o nariz para criar fragrâncias marcantes, que podem reunir até 300 matérias-primas. É capaz de distinguir mais de 3 mil cheiros e consegue combiná-los em uma quantidade ilimitada de fórmulas. Como um maestro compõe as diferentes notas, sua mistura resulta no acorde ou na harmonia da fragrância, imaginando o papel que cada ingrediente terá em sua composição olfativa. A força de um perfume depende da concentração de extrato aromático e das matérias-primas usadas em sua composição.

Notas de Saída (Cabeça)

A introdução é a impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que “escapam” do frasco. Ingredientes ligeiros e voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após a sua aspersão, vão direto paras as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.

Notas de Coração (Corpo)

O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume “desaparece” sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.

Notas de Fundo (Base)

Garante o poder de fixação de uma fragrância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.

As fragrâncias podem ser

  • Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se “frutados”.
  • Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
  • Fougère ou amadeirados: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
  • Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
  • Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais
  • Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.
  • Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.

Compartilhe essa Página

Facebook
Twitter
WhatsApp

Tudo Sobre Cosméticos

Mais Conteúdo Para Você

Receba nossas novidades por email!